quarta-feira, 23 de outubro de 2013

JOSÉ REINALDO DE LIMA

Renegado pelos próprios meniscos!

"Rei, Rei, Rei, Reinaldo é nosso Rei!"

Música que os pais de meus amigos Alexandre Campos, Carlos Henrique Magalhães, Miriam Paula (todos bebezinhos nesta época!), Fernando Alves (nem era nascido!) e toda a torcida do Atlético Mineiro jamais cansavam de entoar nas arquibancadas do antigo Mineirão para venerar o maior ídolo da história de seu clube! Um grande craque!

"O maior que vi jogar depois de Pelé!". Dito por ninguém menos que Zico, no Programa "Bem Amigos" do Sportv. Exagero ou não, veio de alguém acima de qualquer suspeita!

Depois de Romário, o mais talentoso e genial atacante que eu vi jogar! Dribles curtos, longos, secos, de improviso. Domínio perfeito da bola, sempre escondida dos zagueiros. Faro impressionante de gol! Marcou 255 em 475 jogos pelo Atlético, sendo 157 no Mineirão, o maior artilheiro do estádio até hoje. E vítima cruel da violência em campo! Assista e relembre o gesto característico do braço levantado com os punhos fechados para comemorar o gol!


1976reinaldo_novinho_jovem2Debutou no time profissional do Atlético em 1973, com somente 16 anos, vindo de Ponte Nova. Sua baixa estatura e estrutura muscular franzina o deixaram a mercê da violência dos adversários que o fizeram retirar seus meniscos, antes mesmo de completar 18 anos. Não havia artroscopia nesta época. Não tinha amortecimento nos joelhos. Era como se só pudesse parar de correr com a bola, quando chegasse ao gol adversário! E assim mesmo, em 1976, já era titular absoluto aos 19, e foi campeão mineiro com a geração de Cerezzo, Paulo Isidoro, Marcelo Oliveira, Marinho e João Leite. E em 1977, um ano fabuloso, embora não tenha conquistado o brasileiro. A maior média de gols da história da competição: 1,55 por jogo (28 gols em 18 jogos). O Galo chegou invicto à final em jogo único contra o São Paulo. E no Mineirão. Entretanto, Reinaldo não pode jogar. Na 1a.fase, foi expulso mas não julgado. Serginho, maior destaque do São Paulo, foi expulso nas semifinais. Guardaram seu julgamento para junto com o do Chulapa. Os dois foram suspensos e não puderam jogar a final. Era claro que o Almirante Heleno Nunes, presidente da CBD, não gostava de suas declarações socialistas em pleno regime militar. E ainda tinha aquele gesto no gol. O jogo terminou 0x0. Pênalties. Valdir Peres, goleiro do São Paulo que tinha um time apenas razoável, fez a festa. E coube a Joãozinho Paulista, o horrível substituto de Reinaldo, bater o último. A bola foi parar na Lagoa da Pampulha! O Galo foi vice, invicto, com 10 pontos a frente do São Paulo. Absurdos dos regulamentos!
Atlético Mineiro - Campeão Mineiro (78)
Atlético-MG 77: João Leite, Cerezzo, Vantuir, Márcio, Heleno e Claúdio Mineiro. Marinho, Ângelo, Reinaldo, Paulo Isidoro e Ziza.
Foi pela primeira vez convocado para seleção em 75, aos 18, por Oswaldo Brandão, para disputar a Copa América, quando o Brasil foi representado pela seleção mineira. A campanha não foi boa e fez seu primeiro gol pela seleção em amistoso contra a Polônia, no Morumbi, em 1977. O Brasil venceu por 3x1 e Reinaldo fez um golaço, após dar um "chapéu" no zagueiro e "fuzilar" o grande goleiro Tomaszewski. Já com Claudio Coutinho como técnico da seleção, era, junto com Zico, uma das grandes esperanças na Copa 78, na Argentina, mas estava lesionado. Onde? Claro, no joelho esquerdo. Não tinha condições de jogo. Coutinho fez tudo o que pode. E o gramado do recém inaugurado estádio de Mar del Plata era uma vergonha! Reinaldo jogou 2 partidas. Na primeira, fez o gol de empate salvador contra a Suécia. Na segunda, contra a Espanha, novo empate (0x0) e não pegou na bola! Roberto Dinamite entrou e marcou o gol da sofrida classificação contra a Áustria e Reinaldo voltou para o Brasil. Nova cirurgia. Até Pelé o visitou no hospital!

Copa 1978 - Brasil 0 x 0 Espanha - Mar del Plata: Toninho, Leão, Edinho, Amaral, Oscar e Batista. Gil, Zico, Reinaldo, Rivelino e Cerezzo.
Em 1980, final do Brasileiro contra o Flamengo. Reinaldo de novo em grande forma. Se o Flamengo tinha Zico, Junior, Adilio, Julio César e Carpeggiani, o Galo, além dele, tinha Cerezzo, Palhinha, Éder, Luisinho. Eram ambos grandes times! Na primeira partida, no Mineirão, no fim do jogo, Junior fez gracinha, querendo driblar Palhinha na frente de sua área. A bola sobrou para Reinaldo "fuzilar" Raul. No Rio, o empate daria o título aos mineiros. Com o Maracanã abarrotado (157 mil pessoas), o Flamengo fez 1x0. Reinaldo, em jogada magistral, empatou. O primeiro tempo terminou com o Fla novamente em vantagem. Antes dos 15 minutos do segundo tempo, Reinaldo correu atrás da bola pela direita e sentiu a perna. Distensão muscular. Decidiu ficar no jogo e a torcida do Flamengo gritava "bichado, bichado!" Mancando, ainda conseguiu empatar o jogo, pegando de primeira o cruzamento de Éder. Novo empate salvador! Procópio Cardoso, técnico do Galo, deveria tê-lo substituído no ato! Então, Reinaldo fez burrada! O Flamengo tinha uma falta boba no seu campo de defesa. Daquelas que se cobram rapidamente com um toque pro lado. Reinaldo veio por trás e deu um toquinho de leve na bola, impedindo a cobrança. Foi o suficiente para José de Assis Aragão mostrar-lhe o cartão vermelho! Muito rigoroso o critério do árbitro, mas Reinaldo não tinha nada que ter atrapalhado a cobrança. Logo depois, a nove minutos do fim, Nunes fez o terceiro do Fla, que mesmo vencendo pela mesma diferença do Mineirão, tinha vantagem do empate, pois venceu os dois jogos da semifinais contra o Coritiba e o Atlético havia vencido uma e empatado a outra contra o Internacional. Em toda a competição, Flamengo e Atlético terminaram com o mesmo número de pontos.
0000000284
Atlético-MG 80: João Leite, Osmar Guarnelli, Luisinho, Orlando, Cerezzo e Jorge Valença. Pedrinho, Chicão, Reinaldo, Palhinha e Éder.
Em 1981, Reinaldo estava de novo na seleção com Telê Santana. Foi convocado várias vezes e fez golaço importante, pelas Eliminatórias de 82, contra a Bolívia, na vitória por 2x1, na altitude de La Paz. E ainda neste ano, o polêmico "jogo-desempate" pela Libertadores, com o Flamengo em Goiânia. É fato que Reinaldo cometeu falta feia em Zico. O critério que José Roberto Wright utilizou para expulsá-lo não foi o mesmo adotado na falta desleal que o zagueiro Figueiredo fez no próprio Reinaldo, minutos antes. O Flamengo nada teve a ver com isso e todas as outras expulsões do Atlético foram justas. Para piorar, no ano seguinte, Telê decidiu não o levar para a Copa na Espanha. Não havia tempo para recuperação de novas contusões no joelho!


Ainda ficou no Atlético até 1985, onde conquistou 8 campeonatos mineiros e alguns torneios internacionais. Neste mesmo ano, chegou a ser convocado algumas vezes por Evaristo de Macedo, sem se destacar. Mesmo aos 28 anos, a debilidade de seus joelhos, após anos de infiltrações, impediam os comandos do cérebro! Rodou por Palmeiras, no rival Cruzeiro, Rio Negro de Manaus, na Suécia e na Holanda, quando parou de jogar aos 31 anos, em 1988. Passou a técnico de equipes do interior de Minas, quando ingressou na política e, infelizmente, na cocaína!

1984 - Brasil 1 x 0 Uruguai - Curitiba: Edson, João Marcos, Oscar, Mozer, Jandir e Vladimir. Tita, Deley, Reinaldo, Arturzinho e Marquinho.
Como deputado estadual e vereador em Belo Horizonte, criou o BH Esporte e Cultura, para crianças praticarem esportes, com relativo sucesso, onde treina o time principal na segunda divisão mineira. Contudo, se envolveu com traficantes e acabou preso. Resolveu a confusão e parece estar de bem com a vida, com novo mandato na câmara de BH. Vamos torcer!

Reinaldo não conseguiu conquistar títulos nacionais com o Atlético mas está, de fato, na galeria dos grandes jogadores da história do futebol brasileiro! Sua alegria na conquista do titulo da Libertadores deste ano pelo Galo só pode ser comparada a de um ingênuo menino qualquer do interior do estado, que vestia a camisa e levava a bandeira, ambas alvinegras, entrava na "vendinha" da cidade para acompanhar, pela TV, em preto e branco, um jogo no Mineirão, sonhando estar lá, um dia, para cantar junto com a galera:

"Rei Rei Rei, Reinaldo é nosso Rei!"

Encerramos a série "Os Renegados"? Talvez não! Você pode dar sugestões! E nessa primeira leva, um time de peso: Ricardo Pinto, Rondinelli, Paulo Cézar, Neto, Arilson, Djalminha, Mário Sérgio, Marinho, Dé e Reinaldo!


3 comentários:

  1. Muito bom o resgate deste monstro de jogador. Lembro que meu pai me levou na decisão de 80. Simplesmente inesquecível. Maior jogo da minha vida!! E o Reynaldo realmente aprontou... Só que do outro lado havia aquele time mágico... Jamais esquecerei!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu, meu pai e meu irmão tentamos entrar. Não deu não! Vimos o jogo ouvindo a Rádio Globo!!! Eh!Eh! Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Somente uma observação; Romário vem depois, assim como Ronaldo fofômeno, sem nenhum desprestígio a eles. O Rei é acima da 1ª prateleira; com Pelé, Garrincha, Maradona, R10, Cruyff, Messi, Zidane... e vai descendo

    ResponderExcluir